Portal do Governo Brasileiro

Apresentação

A agricultura e a sua relação com o ambiente de produção agrícola é tema de diversas questões, sobretudo por estar intimamente ligado a questões ambientais, ou seja, há uma necessidade de maximizar a produção agrícola e que, esta agrida o menos possível o ambiente em questão. Dessa maneira é assunto a ser explorado por algumas gerações a fim de buscar o desenvolvimento sustentável tão discutido no meio acadêmico.

O ambiente de produção congrega vários sistemas de produção que estão em constante evolução caracterizado por uma dinâmica desse, seja no que se refere às constantes mudanças que ocorrem neste e às interações ou não, que ocorrem, seja no que tange ao conhecimento e a geração deste, bem como, de técnicas e tecnologias que possam atender à demanda atual, que é a produção em escala e, que esta seja a mais harmônica possível.

Logo, o exemplo clássico de Estudo do Sistema Solo - Planta - Atmosfera se torna cada vez mais atual, visto a complexidade que a ciência conquistou e pelo conhecimento gerado. No entanto, as interações continuam a acontecer e por este motivo existe a necessidade de continuar a estudar tais interações buscando-se modelar estas relações a fim de buscar entender melhor a dinâmica dos sistemas de produção. Baseado nisto, o grupo vem buscando desenvolver projetos de pesquisa que atendem este campo do conhecimento. Pode-se citar o estudo de sistemas agroflorestais alternativos para a região de estudo, incorporando, nos estudos agronômicos, o componente florestal que tem ganhado destaque nos últimos tempos e que é objeto de estudo. Destaca-se o estudo de introdução de espécies forrageiras potencias para a região, como alternativa às pastagens existentes, sobretudo como alternativa de inverno e, ainda, o estudo do uso de esterco suíno como fonte de nutrientes no solo, a fim de utilização pelas plantas e consequente diminuição de insumos externos à propriedade.